Dicas para iniciar a realização dos seus sonhos

Ao longo da vida procuramos melhorias com atitudes visando qualidade de vida, nossa e de nossos familiares. Ao tomarmos decisões de poupança, investimentos e consumo, estamos pondo em prática atitudes que poderão nos ajudar a melhorar nossa condição de vida e realizar aquele tão esperado sonho.

Veja algumas dicas que poderão ser bastante uteis no dia a dia para início de realização de seus sonhos.

1.    Defina seus sonhos

Um dos grandes motivadores da humanidade é o sonho. Quando elaboramos em nossa mente nossos sonhos para realizarmos, estamos nos motivando e visualizando aonde queremos chegar ou queremos estar nos próximos anos. Primeira dica: tenha em mente quais seus desejos e anseios futuros.

2.    Faça escolhas equilibradas

As coisas não acontecem por acaso, são frutos de nossas escolhas de nossos sonhos e do quanto lutamos para realização. Aprenda o equilíbrio entre razão e emoção para que suas escolhas tenham reais possibilidades de se tornarem realidade. Identifique bem quais seus desejos, necessidades e prioridades pesando bem todo o processo até conseguir. Não haja por simples impulso da emoção nem por excesso de racionalidade evitando o prazer de usufruir o bem almejado. Sinta-se digno, equilibre-se. Verifique os custos e recursos disponíveis. Cheque seus limites de tempo e paciência até seu objetivo final, comece poupando, eduque-se financeiramente. E o mais importante, tenha Deus como parceiro de seu projeto, compartilhe cada momento com Ele.

3.    Transforme seus sonhos em projetos

Nada de sair por aí com a cabeça apenas nas nuvens, é preciso dar corpo aos seus sonhos. Planeje, elabore etapas, defina bem aonde você quer chegar. O que deseja: casa, carro, casamento, viagens, filhos, curso superior, seu próprio negócio? Verifique seus objetivos a curto e longo prazo, elabore metas claras e objetivas. Faça uma análise do quanto você está apto a cumprir cada etapa de seu projeto. Mova-se.

4.    Visualize o futuro

Ter visão do futuro é uma parte importante no processo de planejamento e execução dos seus sonhos. Visualizar internamente o bem que a realização dos seus sonhos pode proporcionar, lhe dará mais motivação em concretiza-los. A visão de futuro ajuda a superar obstáculos para tornar seus sonhos em realidade. Internalize seus sonhos sinta prazer em usufruir o bem que deseja ter.

5.    Estabeleça etapas

Os desejos e anseios são diferentes de pessoas para pessoas, cada um sabe bem o que quer e o que deseja realizar. Lembre-se, projetos devem ser atualizados constantemente. Ao estabelecer etapas você estará sempre atualizando seu projeto, corrigindo rotas e tendo o controle da viabilidade do que já foi percorrido e do quanto ainda falta para conclusão. Seja organizado(a) e fiel com suas etapas, isto lhe ajudará em todo momento de sua caminhada.

6.    Comemore cada etapa concluída

Todo empreendimento requer tempo dedicação e muitos esforços, não é diferente com seu projeto de realização dos seus sonhos. Alguns obstáculos podem surgir que poderão tirar você do foco, causar desanimo e até vontade de desistir. É importante dar o que chamo de “recompensa” aos seus próprios esforços, isso lhe ajudará a continuar estimulado. Viaje, vá ao cinema com a família, compre algo para você. Mas, nada de sair gastando tudo o que poupou, use o equilíbrio. É muito importante se sentir recompensado pelos objetivos alcançados, portanto, comemore cada progresso e siga em frente.

7.    Planeje-se financeiramente

Seja qual for seu sonho, é necessário um controle orçamentário financeiro, para alcançar seus objetivos com tempo otimizado e melhor custo benefício. Seja organizado, o controle financeiro faz parte do processo. Use planilhas, anotações ou qualquer outro meio disponível que possa dar um “diagnóstico” a todo tempo sua vida financeira. Administrar suas receitas e despesas com controle financeiro e orçamentos é parte fundamental de viabilidade dos seus sonhos.

8.    Envolva participantes no projeto 

É fundamental a participação dos membros da família no projeto de realização dos seus sonhos. Lógico que eles podem ser somente seus, mas quando se vive em família toda conquista precisa ser compartilhada. Nada mais justo do que envolver cada membro familiar no comprometimento do controle financeiro. Se todos se comprometerem na execução e controle financeiro familiar, o projeto tende a ter um ótimo andamento e todos saíram ganhando. Se seu projeto é voltado para a comunidade, envolva a comunidade nas etapas do processo. Participem juntos das decisões e também da educação financeira e orçamentária familiar. O sucesso de seus objetivos poderá ser fruto de uma gestão financeira responsável e imprescindível.

Há muitas outras medidas a serem observadas que ajudarão conseguir seus objetivos. Estas são algumas dicas iniciais para você passar de sonhador a realizador. Leia mais potencialize seus conhecimentos. Por fim, não perca o foco, procure sempre se manter motivado. Assista filmes e vídeos motivadores, você vai precisar. E mãos à obra!

José Marcelino – Técnico em Contabilidade

2 comentários sobre “Dicas para iniciar a realização dos seus sonhos

Deixe uma resposta