Tenha tudo na ponta do lápis

O título deste post é uma frase muito usada por quem oferece umas dicas para os novos empreendedores. Certamente é um conselho de quem tem ou já teve experiência com algum tipo de negócio. É certo que sem o mínimo de acompanhamento das finanças é praticamente impossível administrar o investimento e saber como anda a saúde da empresa para traçar novos rumos, maximizando as chances de sucesso e lucros. Vamos ao que interessa!

POR LEI  – Com o advento da Lei Complementar nº 128/2008, que cria a figura do Micro Empreendedor Individual – MEI, a opção por sair da informalidade ou iniciar seu próprio negócio com o mínimo de custos ou burocracia tornou-se realidade. Além do custo reduzido na formalização, o Micro Empreendedor Individual – MEI, não necessita de controle contábil formal como nas demais empresas, e caso não tenha empregado, terá apenas que fazer o preenchimento mensal do Formulário de Faturamento e uma única Declaração de faturamento anualmente. Tudo de forma fácil e simples através da Internet. 

O ESSENCIAL  – O fato de não exigência de controle contábil não desabona o empreendedor de um mínimo de organização e ter em mãos toda documentação probatória (notas fiscais, relatórios, extratos e etc.) das atividades e atos praticados pelo empreendedor com fim de serem apresentadas em caso de eventual fiscalização. Sem o mínimo de organização e fontes de dados, não só dificulta o cumprimento das obrigações acessórias, mas também a própria administração do negócio e a possibilidade de crescimento. 

A DICA – A dica que vai ajudar você a alavancar o seu negócio é a seguinte: fazer um controle das receitas, despesas e estoque de seu negócio é fundamental. Apesar de parecer uma dica comum, a maioria das pessoas costuma ignorar esse simples conselho e coloca seus planos em risco. Portanto, se quer ver seu investimento gerar lucro é preciso um acompanhamento mínimo, assim você terá as “rédeas” da situação, ficará preparada para possíveis mudanças na legislação, além de colocar seus objetivos no rumo planejado.

Para garantir a tranquilidade do dia a dia, não esquecendo seus compromissos com o fisco, fornecedores e clientes, é preciso esforço diário de organização e foco. Mesmo que pareça difícil e não disponha de tanto tempo, acompanhar passo a passo o desenvolvimento do seu negócio é apenas uma questão de hábito. Planeje-se e o final você vai se surpreender com os resultados.

A FERRAMENTA – Hoje com a tecnologia ao alcance das mãos, a “ponta do lápis” Planilha-do-Empreendedor-img1.jpgainda é usada sendo imprescindível fazer uso de novas ferramentas que lhe proporcione competitividade e diferencial. Pensando nisso, a Inovar.net em parceria com Dicas & Contas, desenvolveram uma planilha que auxilia o empreendedor no gerenciamento do seu negócio de forma simples, com baixo custo. Trata-se de uma planilha que pode ser usada ano após ano, não expira e não precisa de muito conhecimento em informática. Além disso, com uso da planilha, o empreendedor, dispondo de um notebook e o Excel, poderá acessar e inserir novas informações a qualquer momento em qualquer lugar. É uma ferramenta ideal que vai ajudar a administrar seu empreendimento possibilitando maior competitividade e destaque aos demais. Essa nós recomendamos!

Usufrua das inúmeras possibilidades de crescimento, faça a diferença!

por José Marcelino – Téc. em Contabilidade