Contratando um Contabilista

 Planejamento-contabilista

Está pensando em abrir uma empresa? Seja qual for a atividade desenvolvida ou o porte de sua empresa, micro, pequena, média ou de grande porte, você deve também incluir no seu planejamento, a contratação do profissional de contabilidade. O primeiro passo é buscar referências desse contador, com amigos ou parentes e até de empresários da mesma atividade que você deseja explorar.

Relacionei algumas dicas úteis como base para seleção e contratação desse profissional. Não se descuide nesse aspecto, é de suma importância para o presente e futuro de seu investimento.

Contrate profissional habilitado

Para mais segurança em sua contração, antes verifique o cadastro ativo no Conselho Regional de Contabilidade – CRC, órgão regulador da profissão que mantém os dados cadastrais do profissional regulamentado. Use o nome ou número do CRC para pesquisa.

Tempo de experiência

No processo de contratação de serviços é importante saber as experiências profissionais do contratado. Pergunte sobre a formação sua e de sua equipe de auxiliares, verifique há quanto tempo este profissional vem atuando e quais as habilidades que desenvolve na carreira profissional.

Teste sua capacidade

Tome conhecimento prévio sobre alguns assuntos tributários, departamental ou previdenciário para testar a capacidade do contabilista ou do escritório como um todo, na explicação de procedimentos para contratação de funcionários e regime tributário do seu futuro negócio. Verifique a percepção que ele tem sobre o seu investimento, tendo em vista a necessidade e capacidade de orientação estratégica a serem tomadas quanto às eventuais mudanças da legislação tributária ou societária. É de suma importância ter um profissional contábil com domínio e conhecimento na legislação tributária ligada ao seu negócio e que possua conhecimento das novas obrigações acessórias.

Verifique os vínculos com clientela

É inegável a responsabilidade solidária do profissional contábil em seu empreendimento, portanto é necessário alguém que lhe transmita confiança. Os contabilistas, entre outras funções, cuidam de registrar e demonstrar a situação financeira e tributária de sua empresa. É muito importante analisar os vínculos de clientes que este profissional possui. Se possível, obtenha informações em alguns clientes para verificar o desempenho profissional do seu futuro contador.

Procure mais que preço

Seja qual for a modalidade de negócio, é imprescindível a contratação de um contabilista. Procure mais que preço, procure um contabilista que seja especializado para atender as exigências do fisco e de sua área de negócio. Uma vez escolhido o profissional, exija e formalize um contrato escrito que estabeleça todas as responsabilidades das partes, valor e relação dos serviços a serem prestados, forma de pagamento, cláusulas rescisórias, prazos e foro para dirimir os conflitos.

Não deixe de pesquisar, consultar e ter a certeza de que está contratando um bom profissional. Dessa forma, é possível evitar problemas posteriormente e ter total tranqüilidade para investimentos, desenvolvimento e geração de renda e empregos.

por José Marcelino. – Téc. em Contabilidade