Balanço de Abertura

Caso sua empresa, por desconhecimento da obrigatoriedade, não mantenha escrituração regular e fique comprovada a impossibilidade de se proceder às escriturações anteriores, você precisa providenciar o chamado “balanço de abertura”.
O que é balanço de abertura?
O balanço de abertura é a estreia do período de escrituração contábil de uma empresa, uma espécie de “marco zero” das contas contábeis patrimoniais.
Representa o ponto de partida da sequência lógica dos lançamentos, conforme a regra de débito e crédito das “partidas dobradas”.
Conforme o Conselho Federal de Contabilidade, a legislação diz que todas as empresas precisam escriturar sua contabilidade. A única exceção é o Micro Empreendedor Individual – MEI.
A regra vale, inclusive, para as empresas optantes pelo Simples Nacional, que devem manter, mesmo que de forma simplificada, os registros e controles das operações.
Para os casos de obrigatoriedade da escrita contábil em conformidade com os princípios e boas práticas, o balanço de abertura é onde tudo começa.
Balanço de Abertura é a realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos que serão agrupados no Ativo e no Passivo da empresa em determinado momento.
De acordo com o Parágrafo único do art. 19 da Lei 8.541/1992, os lançamentos contábeis do balanço de abertura devem ser iniciados no dia 1° de janeiro do ano-calendário seguinte ao último ano não escriturado. Para inserir os saldos de abertura, a empresa, basicamente, precisa de uma lista de suas faturas pendentes de clientes e fornecedores, notas de crédito, seus extratos bancários, relatórios de bens do ativo imobilizado, saldo de estoque caso exista, valores a pagar de tributos e obrigações trabalhistas, dentre outros.
Como fazer um balanço de abertura?
Vamos usar dois exemplos em que, você precisaria fazer um balanço de abertura. No caso de o balanço de abertura coincidir com a formalização da empresa ou caso a empresa já exista, mas sem escrituração contábil, o balanço de abertura é o início da contabilidade formal daquele período em diante:
Deixe uma resposta